Rádio Serra da Capivara AM
Publicidade
Publicidade
São Raimundo Nonato/PI
Min.
Máx.
Confirmado o primeiro caso de Covid-19 na microrregião de São Raimundo Nonato
14/04/2020

Está confirmado depois de quatro exames o primeiro caso de uma paciente da microrregião de São Raimundo Nonato para o novo coronavírus. Uma idosa de 83 anos do assentamento Saco, zona rural do município de Caracol (600 km de Teresina), testou positivo para a Covid-19 depois de três testes rápidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Raimundo Nonato, e um quarto exame, dessa vez, realizado no Lacen, em Teresina. 

Com isso, as autoridades de saúde de toda a microrregião devem intensificar os trabalhos de prevenção, mas, principalmente, tentar descobrir e isolar todas as pessoas que tiveram contato com essa paciente. A suspeita é de um rapaz que chegou recentemente do estado do Goiás. 

O município de Caracol é um dos mais pobres e desestruturados do Piauí. Seu sistema de saúde é capenga e quase tudo nessa área é feito em São Raimundo Nonato ou Teresina. A Secretaria Municipal de Saúde está se mobilizando para evitar uma expansão descontrolada do vírus, mas falta estrutura e apoio. 

Com medo da expansão do coronavírus muitos moradores de Caracol e região estão deixando temporariamente os seus municípios. Em especial, o fluxo migratório é no sentido da cidade de São Raimundo Nonato, onde muitas famílias possuem casa para o estudo dos filhos e outros objetivos. 

Barreira contra ônibus

Ontem a Polícia Militar, através do Comando de Policiamento do Semiárido, realizou uma blitz preventiva contra a expansão do Covid-19 na microrregião de São Raimundo Nonato.

Durante a madrugada na BR-324 (PI-144), na localidade conhecida como Povoado da Serra Branca, distante 25 quilômetros da zona urbana de São Raimundo Nonato, os policiais conseguiram interceptar três ônibus clandestinos que estariam chegando lotados de passageiros oriundos do estado de São Paulo. 

De imediato a equipe de vigilância sanitária do município foi contactada para acompanhar as guarnições no ato de abordagem aos ônibus. “Sabedores da estratégia das empresas de desembarcarem os passageiros em local ermo, antes da entrada do município, a fim de burlar a fiscalização, as equipes policiais foram orientadas a se deslocar para determinada distância da entrada da cidade para realizar a abordagem e conduzir os ônibus até a rodoviária local”, informou o capitão Ivonaldo. 

“Com 132 passageiros ao todo, os dados dos veículos foram recolhidos e enviados ao agente Clemilson, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Teresina, conforme acordo previamente firmado. Prontamente o agente retornou com a informação de que realmente estávamos diante de um ônibus clandestinos. A partir de então, os motoristas dos veículos foram orientados a finalizar o desembarque dos passageiros, providenciar o transbordo daqueles clientes que ainda não haviam chegado no seu destino final e conduzir os ônibus até o quartel para os procedimentos cabíveis. 

Seguindo orientações da ANTT, os veículos ficarão retidos na sede do 11º BPM, com os Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) recolhidos até a chegada do reboque para finalizar os procedimentos legais. Em seguida, os veículos apreendidos serão rebocados para o pátio da ANTT em Bom Jesus e  haverá a aplicação de multas”, informou o capitão Ivonaldo, subcomandante do 11º Batalhão e relações públicas da PM em São Raimundo Nonato. 

Governo autoriza transporte

Num decreto recente assinado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido), ele autoriza o transporte interestadual de passageiros. Com isso, as empresas estão intensificando as viagens para o interior do país.

Muitos trabalhadores de grandes cidades como São Paulo e Brasília perderam os seus empregos em função da crise do coronavírus e não tem outra alternativa senão voltar para as cidades de origem. 

O problema é a falta de controle na chegada desses ônibus, pois muitos dos passageiros assintomáticos podem estar transportando inadvertidamente o vírus. 

Como não existem barreiras sanitárias e de saúde suficientes nas estradas, os passageiros terminam por quebrar toda a estrutura planejada para evitar o alastramento da pandemia nos pequenos municípios como São Raimundo Nonato.

Fonte: Portal AZ/André Pessoa
Ao Vivo 24 Horas
00:00 as 24:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Avenida Professor João Menezes,509 - São Raimundo Nonato/PI
Ligue agora
(89) 3582-1497
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS